quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bridge (Ponte)

    Quando estendemos a rede, criando novos segmentos através de repetidores, aumentamos o tráfego da rede. Porque se uma estação do primeiro segmento enviar uma mensagem para outra estação do mesmo segmento, esta mensagem é repetida por todos os segmentos. Isso diminui o desempenho da rede pelo excesso de tráfego inútil.

    Para solucionar este problema utilizamos um equipamento denominado Bridge, que executa as funções do repetidor, mas como trabalha na camada 2 do modelo OSI, tem acesso ao endereço MAC e sabe em qual segmento está a estação de destino. No caso de uma estação do primeiro segmento enviar uma mensagem para outra estação do mesmo segmento, a mensagem fica isolada no segmento e não aumenta o tráfego dos outros segmentos.

    A Bridge inicialmente fica apenas examinando os pacotes e verificando o endereço MAC de origem e fica sabendo que o endereço está neste segmento de rede.
    Quando surge um pacote com este endereço como destino ele já sabe que não é necessário passá-lo para o próximo segmento. Enquanto ele não sabe em que segmento está o endereço de destino, o pacote passa por todos os segmentos. Além disso, aBridge ainda mantém a rede como uma única rede lógica formada por vários segmentos. Os pacotes de controle que são difundidas para as estações do segmento passa para todos segmentos mesmo que não seja necessário. 

Ponte / Bridge



0 comentários:

Postar um comentário